Cinco pessoas foram presas, na tarde desta quarta-feira, durante uma operação da Brigada Militar, em Santa Maria. Os indivíduos tinham ordens de prisão decretados pela justiça. A ofensiva cumpriu os mandados nos bairros Caturrita, Passo D'Areia, Camobi e Salgado Filho. A Avante Capturas foi operacionalizada por policiais da Patrulha Tático Móvel (Patamo) do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).
Operação apreende armas irregulares em Formigueiro
Segundo o comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, antes das buscas, são feitas ações especializadas dos profissionais do setor de inteligência da BM. São levantadas informações sobre mandados, periculosidade, fotos atualizadas e endereços dos procurados.
- A retirada das ruas de pessoas já condenadas pela justiça e de foragidos do sistema prisional tem relação direta com a diminuição da criminalidade. Esse esforço é diário e também em situações especiais, como na Operações Avante Capturas, realizada especificamente para esse fim. Esses indivíduos que se encontram em situação irregular perante a justiça aproveitam-se dessa condição e praticam, de forma deliberada, os mais diversos crimes vitimando a população muitas vezes em ações violentas e danos substanciais ao patrimônio - explica o tenente-coronel.
De acordo com informações da Brigada Militar, as prisões aconteceram em menos de seis horas. Quatro homens de 38, 35, 29 e 40 anos e uma mulher de 32 anos foram encaminhados para a Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA) e seriam encaminhados ao sistema prisional.
Homem é detido após cair com o carro em brete de posto de combustíveis
Um deles, o homem de 29 anos, preso em Camobi, tem no histórico criminal suspeita de envolvimento em roubo à estabelecimento comercial, roubo à pedestre, furto, desacato e posse de entorpecentes. A Brigada não informou quais os crimes os outros quatro respondem e que tipo de prisão estava determinada para cada um deles. Também não há informações sobre qual casa prisional eles foram encaminhados.